Nos últimos anos, houve um aumento na busca por estratégias voltadas à perda de peso, assim como para ganho de massa muscular.
O corpo humano é composto por massa gorda, massa magra e água. Mas você sabe a diferença entre esses termos?
É importante saber a diferença para entendermos melhor nosso organismo e chegar nos objetivos desejados.
De forma resumida, massa gorda é a gordura. Essa gordura em excesso pode aumentar risco de várias Doenças Crônicas não Trasmissíveis (DCNT’s), como diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, entre outros.
No entanto, a massa gorda não é necessariamente ruim, pois também exerce funções vitais do corpo, como armazenamento de energia, proteção dos órgãos e manutenção da temperatura corporal, por exemplo.
E a massa magra?
A massa magra é composta por músculos, órgãos, ossos e líquidos corporais, ou seja, tudo que não é massa gorda. Além disso, é necessário distinguir massa magra de massa muscular, visto que massa muscular é composta apenas pelos músculos e está inserida na massa magra.
Quando os músculos começam a aparecer é sinal de que você ganhou massa muscular e/ou perdeu massa gorda. A massa muscular não é importante apenas para fins estéticos, os músculos são responsáveis pela sustentação do corpo.
Qual é o percentual de gordura corporal considerado adequado para homens e mulheres?
Existe uma diferença entre os percentuais para homens e mulheres, além de considerar a idade. No entanto, para mulheres adultas, o percentual adequado fica em torno de 20 a 24%, enquanto nos homens fica entre 16 e 20%, podendo ter variações de acordo com o nível de atividade física e idade.
Qual é o papel no profissional de saúde para manter um equilíbrio de massa magra e massa gorda?
Além de exercícios específicos, para que haja maior ganho de massa magra e, consequentemente, redução de gordura, é necessário balancear as refeições e conciliar alimentação, treino e descanso.
O profissional da saúde será responsável por auxiliar e acompanhar o paciente, construindo as estratégias adequadas para chegar ao objetivo.
Comments