Saiba mais sobre o curso Salus do projeto RENOB que ensina como elaborar projetos de intervenção a nível de Atençãp Primária à Saúde para o manejo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
A gestão estratégica é de grande relevância para qualquer entidade, sobretudo para uma Unidade Básica de Saúde, visto que a partir dela é possível alinhar os objetivos em que se pretende alcançar com o dia a dia da organização, a fim de proporcionar melhorias e otimização do funcionamento como um todo.
O curso “Intervenções para Doenças Crônicas Não Transmissíveis: o passo a passo para a elaboração de projetos de intervenção”, desenvolvido pelo RENOB, é indicado para quem deseja aprender a elaborar projetos eficazes que podem ser implementados na UBS em que atua. Nessa perspectiva, uma das atividades que compõem o curso é um questionário com diversas perguntas relacionadas a hierarquização da equipe, procedimentos mais realizados e seus entraves, fluxo de atendimento, prontuários, além do bloco voltado para o planejamento e gestão, o qual engloba a importância do planejamento estratégico, plano de ação, metas, indicadores internos, ações intersetoriais e seus respectivos repasses a equipe.
Sua finalidade é ilustrar o cenário atual da Atenção Primária ou da UBS em que o cursista atua, bem como as suas problemáticas e modelos ideais para alcançar maior efetividade na gestão da mesma, de forma a esclarecer e facilitar a tomada de decisão estratégica, construindo propostas de soluções que podem ser implementadas. Os relatórios são elaborados de forma personalizada e enviados para os cursistas, para que eles possam visualizar quais são os pontos fortes, alinhados com uma gestão de sucesso, bem como os pontos de melhoria, baseados em um panorama geral da unidade e indicadores de melhoria, a fim de que seja possível mapear soluções e, assim, alcançar melhores resultados que irão impactar positivamente na saúde do município.
Por: Laura Fialho
Comments