top of page

Intervalo de ouro: sua relação com o perfil de saúde de uma criança

Saiba qual a importância dos primeiros 1000 dias de alimentação da criança para seu crescimento e desenvolvimento.


Por que mil dias?

Os primeiros mil dias de vida de uma criança compreendem o espaço de tempo entre o início da gestação até os dois anos de idade, período considerado o "intervalo de ouro" pois pode mudar radicalmente o perfil de saúde da criança, bem como questões de desenvolvimento intelectual e social.


Esses mil dias são fundamentais para a formação dos sistemas nervoso e imunológico da criança, bem como para formação de bons hábitos alimentares, aumentando as chances de o indivíduo se tornar um adulto saudável, com menores riscos de desenvolver obesidade e Condições Crônicas não Transmissíveis (CCNTs).


Mas por que incluir a gestação?

O período gestacional impacta diretamente na saúde física e emocional do feto. A alimentação da mãe ajuda a determinar o paladar e o olfato da criança pois, segundo estudos, as nuances de sabor dos alimentos consumidos pela mãe são transmitidas para o feto através do líquido amniótico. Nesse sentido, manter bons hábitos alimentares durante a gestação influenciará não só no desenvolvimento físico do bebê, mas também nas preferências alimentares da criança recém nascida.


Igualmente importante, temos que o desenvolvimento neurológico da criança se da de forma extremamente intensa durante a vida intrauterina, podendo este sofrer influências externas dos hábitos maternos como fumo, uso de drogas e medicamentos. Isso porque o cordão umbilical se estreita para diminuir o contato do feto com as substâncias, diminuindo também a passagem de nutrientes e comprometendo o desenvolvimento fetal.


Os primeiros mil dias de vida compreendem um período crucial no crescimento e desenvolvimento de uma criança, bem como na formação de indivíduos adultos saudáveis, com bons hábitos alimentares e com menores chances de desenvolvimento de obesidade e doenças associadas, como diabetes e hipertensão. Portanto, faz se necessário uma maior atenção para esse período, garantindo a formação de uma população mais saudável e com maior qualidade de vida.




Comments


bottom of page