Se você está em busca de hábitos de vida mais saudáveis, mas não tem o costume de ler o rótulo dos alimentos no supermercado, deveria colocar essa atividade como uma de suas metas a partir de agora. Afinal, apenas compreendendo as informações apresentadas nos rótulos você saberá exatamente o que está consumindo e terá, portanto, maior autonomia para realizar escolhas mais saudáveis, o que vai impactar diretamente em sua saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a responsável pelas normas para a rotulagem dos alimentos industrializados, que envolvem desde as informações de destaque até a lista de ingredientes dos produtos. Essas normas ajudam na comunicação entre o produto e o consumidor, por meio de informações adequadas que auxiliam na escolha no momento da compra.
Entretanto, nem sempre é fácil compreender todas as informações contidas na embalagem. Então aqui destacamos alguns pontos importantes que você deve observar nos rótulos:
1 – Observe a lista de ingredientes
Os ingredientes são sempre apresentados na ordem do que está em maior quantidade no produto para o que está em menor quantidade. Ou seja, evite aqueles produtos que que contêm açúcares e gorduras entre os primeiros ingredientes da lista. Prefira ainda os produtos que apresentam poucos ingredientes em sua composição. Sabe aquela lista enorme, que você não sabe o que significa grande parte dos nomes apresentados ali? Isso pode apontar para a grande quantidade de aditivos e conservantes no produto.
2 – Informação nutricional
Na tabela nutricional você vai encontrar as informações daquele produto, como a quantidade de calorias, macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), porção, medida caseira e percentual do valor diário (%VD), que representa a proporção de cada componente em relação ao valor recomendado para um adulto saudável que mantenha uma dieta de 2000 kcal.
Aqui é importante destacar alguns pontos:
Nem todo mundo segue uma dieta de 2000 calorias, entretanto, não é necessário ficar somando as quantidades e recalculando de acordo com o seu consumo calórico. Independentemente da quantidade de calorias da sua dieta, a informação de %VD te ajuda a perceber se aquele alimento apresenta alto ou baixo teor de determinado nutriente. Por exemplo, um alimento integral deve ter quantidade significativa de fibras e você deve observar isso na tabela do produto. Também é importante se atentar para a quantidade de gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcares, para evitar o excesso de consumo, optando por aqueles que apresentam quantidades mais baixas desses componentes.
Também é importante estar atento a porção indicada na tabela nutricional, porque as informações apresentadas se referem àquela porção, que não necessariamente corresponde a embalagem inteira do produto.
3 – Lista de alergênicos
Se você tem alergia de algum alimento, deve estar atento a essa lista. Porque mesmo que o produto que você deseja comprar não contenha aquele alimento alergênico em sua composição, pode haver a possibilidade de contaminação cruzada, resultando em uma pequena quantidade desse alimento no produto. Ou seja, o produto pode ter sido fabricado ou estocado em mesmo local que outro alimento e, por isso, pode apresentar uma pequena quantidade de algum ingrediente alergênico e isso deve ser destacado na embalagem.
4 – Atributos e alimentos diet/light/zero:
Alimentos com destaque de algum nutriente, como por exemplo “rico em cálcio”, “fonte de ferro”, “fonte de vitaminas” não necessariamente aponta para um produto superior a outros e não é garantia de um produto saudável. Da mesma forma que o alimento ser light, diet ou zero, não representa essa garantia e significa apenas que aquele produto tem redução ou exclusão de algum nutriente em relação ao produto original. Mesmo com esses destaques, esses alimentos podem ainda apresentar alto teor de açúcar, gordura, sódio ou grande quantidade de aditivos. Por isso, é importante avaliar o produto como um todo, principalmente analisando a lista de ingredientes. Não se engane!
5 – Prazo de validade e armazenamento
Você também deve observar o prazo de validade, que indica a vida útil daquele produto. A vida útil pode variar após a embalagem do alimento estar aberta, então fique atento também a forma de armazenamento adequada, que é indicada na embalagem.
Outras informações sobre a rotulagem você encontra em:
O aplicativo desrotulando pode ser um aliado no momento das compras e interpretação dos rótulos, já que é uma ferramenta que faz uma análise dos componentes do produto.
Criar o hábito de ler e interpretar os rótulos vai contribuir para que você tenha mais saúde e autonomia sobre suas escolhas.
Por: Maíra Mendes
Comments