Saiba quais são os benefícios da dança para promoção de saúde mental e física.
A dança é um exercício aeróbico, capaz de realizar inúmeros benefícios psicológicos e físicos, melhorando a animosidade das pessoas e potencializando a socialização desses. Dançar durante 60 minutos por semana é um exercício físico que, além de trabalhar a flexibilidade, coordenação e ritmo, melhora o sistema cardiovascular como um todo, facilitando a circulação sanguínea por todo o corpo.
Outros benefícios físicos da dança é melhoramento no sistema respiratório e a fortificação dos músculos e ossos, aumentando a resistência para o enfrentamento do dia a dia deixando as pessoas mais bem dispostas e com mais energia. Além disso, o ato da dança auxilia no emagrecimento, na correção de más posturas e no funcionamento da memória, sendo capaz de prevenir demência e demais doenças associadas ao envelhecimento
A dança tem o poder de fazer com que corpo e mente sigam o mesmo ritmo, criando uma grande desconexão, que alia o stress e a monotonia da nossa rotina. Mas esse não é o único benefício psicológico da dança. Ela também é capaz de despertar emoções e seus movimentos ajudam a expressá-las de forma orgânica, ajudando a dispersar emoções negativas como a raiva e a angústia, contribuindo para um controle saudável da carga emocional.
Trabalhar a movimentação do corpo no compasso da música é uma atividade prazerosa e relaxante, pois enquanto dança e se concentra para coordenar os movimentos, deixa de pensar nas preocupações e problemas do dia a dia, melhorando o humor da pessoa.
Em última análise, como você pode imaginar, a dança é o elo para construir amizades e membros de grupos. Isso melhora a autoestima e tem um efeito positivo no comportamento em relação a si mesmo e aos outros. É um recurso importante para aumentar sua confiança, pois ajuda a superar medos. A cada novo passo aprendido, a cada nova coreografia embelezada, conquistas são alcançadas. Toda essa satisfação da dança acaba se traduzindo em outras áreas da vida.
A expressão corporal na dança é uma linguagem mais livre, sem limites para a espontaneidade e criatividade. Inconscientemente, impulsionamos nosso cérebro a abrir novos caminhos, estimulando circuitos neurais.
A expressão corporal na dança é uma linguagem mais livre, sem limites para a espontaneidade e criatividade. Inconscientemente, impulsionamos nosso cérebro a abrir novos caminhos, estimulando circuitos neurais.
Um dos efeitos da dança é a regulação da produção de serotonina e dopamina. Esses dois neurotransmissores estão intimamente associados à depressão. Dançar faz você feliz, faz você se sentir bem, é uma terapia para diminuir o estresse, ansiedade e depressão. Vale lembrar que é uma atividade social que produz. A dança é uma forma de conhecer novas pessoas e pode funcionar como um reforço de habilidades sociais para aqueles que são tímidos.
Comments