top of page

Atividade Física x Imunidade: uma aliança indispensável

Atualizado: 1 de set. de 2022

Saiba a importância da recomendação de atividades físicas para aprimoramento do sistema imune do paciente


Dentre os diversos benefícios proporcionados pela prática regular de atividade física, vale a pena ressaltar a importância do seu papel considerando o aprimoramento da nossa imunidade. Isso ocorre porque as respostas geradas pelo exercício, tanto de forma aguda quanto crônica, interferem nos diferentes componentes do sistema imune, podendo assim diminuir riscos de infecções.


Como isso ocorre?

Não é um processo simples, mas de forma resumida, esse sistema é formado por diferentes componentes, incluindo os que fazem parte da primeira linha (leucócitos, células Natural Killer, proteínas de fase aguda e enzimas) e da segunda linha de defesa (linfócitos T e B e imunoglobulinas), neste sentido, o exercício físico é capaz de modular a quantidade desses componentes em nosso organismo, podendo, assim, aumentar nossa resistência.



Mas atenção! Da mesma forma que exercícios de intensidade moderada tendem a favorecer o sistema de defesa do nosso organismo, exercícios de alta intensidade também podem deprimir esse sistema, por isso fatores como volume e intensidade são extremamente importantes e precisam ser considerados.








Comments


bottom of page