Saiba porque a terceira dose da vacina contra o COVID-19 é tão importante para portadores de obesidade.
Como todos sabemos, o coronavírus, agente causador da Covid-19, na maioria dos casos, acomete mais gravemente pessoas que possuem o sistema imunológico mais debilitado, consideradas, portanto, como pertencentes ao grupo de risco, é o caso de portadores de doenças crônicas, como: diabetes, obesidade e hipertensão, por exemplo.
Mas, você, profissional que cuida de pacientes com essas condições, por que alertá-los sobre a importância da terceira dose?
Na conversa de hoje, falaremos sobre os principais motivos para a vacinação completa contra o coronavírus (3 doses) ser tão importante.
Vacinação completa: mais doses, mais esperança!
Pessoas que portam obesidade, diabetes e hipertensão são mais propensas a serem contaminadas, bem como que o vírus progrida no organismo. Isso ocorre, pois estas pessoas possuem resposta imunológica mais fraca do que o normal e a atividade respiratória também é mais lenta.
Qual a consequência disso para o Sistema de Saúde?
Maior número de pessoas internadas, em condições de intubação e evolução da gravidade da contaminação. Resultando na necessidade de tratamentos mais complexos, atendimento mais incisivo, aumento na demanda de equipamento hospitalar, além de exigir alto custo financeiro.
Por que só as duas primeiras doses podem não ser suficientes?
Estudos comprovam que após alguns meses depois das duas primeiras doses da vacina, o organismo pode sofrer uma queda no número de anticorpos circulando o organismo. Tendo em vista que portadores de doenças crônicas já são mais propensos a formarem um menor nível de anticorpos circulantes do que o normal, essa queda pode ser fatal caso o indivíduo seja infectado.
Além disso, o prazo estimado para que o coronavírus sofresse mutação tem sido mais curto do que o que esperado, podendo, portanto, acometer pessoas que ainda não completaram a formação e manutenção da resposta imune pós vacina, que é mais lenta em pessoas do grupo de risco.
A terceira dose vem, portanto, buscando garantir os níveis necessários de anticorpos circulantes no organismo e reduzir a chance de infecção e acometimento.
Como estimular o paciente a não abrir mão da terceira dose da vacina?
Um bom profissional de saúde é aquele que possui compromisso com seus pacientes, prezando por sua saúde num aspecto generalizado, sobretudo no cenário atual de pandemia. Adotar medidas para buscar a conscientização dessas pessoas é uma atitude importante, para isso:
Seja exemplo. Tome as 3 doses da vacina no período necessário, se possível, registre esse acontecimento. Nada gera mais credibilidade e confiança do que um profissional que cuida de sua própria saúde na mesma medida que cuida de seus pacientes.
Dê esperança. Mostre que a vacinação aumenta a qualidade de vida de seu paciente. A presença de comorbidades não impede que ele tenha uma vida normal, desde que busque cuidar ao máximo de sua saúde.
Divulgue informações. Use os meios de comunicação de seu alcance para alavancar informações como: calendário de vacinação da cidade em que você atua, documentação necessária para o dia da aplicação, medidas pré e pós vacina, entre outros.
Alerte para a adesão das medidas protetivas. Mesmo com todas as doses tomadas, atente seu paciente de que não se deve abandonar as medidas de proteção contra o coronavírus. A vacina ameniza a gravidade da doença, mas não impede que a pessoa contraia o vírus nem o espalhe.
Um ponto de partida para vencermos essa pandemia e voltarmos o mais rápido possível a vida normal é estarmos juntos e cuidando um dos outros!
a
Comments