top of page

Alimentação na infância: fase decisiva para saúde humana

Atualizado: 1 de set. de 2022

Você já parou para pensar o quanto a alimentação na infância pode ser importante para o desenvolvimento adequado e sobre o seu reflexo na vida adulta?



Importância de uma boa alimentação na infância

As preferências alimentares são os principais determinantes da escolha dos alimentos e é na infância que os hábitos, as preferências e aversões aos alimentos são estabelecidos e, geralmente, mantidos até a fase adulta.

Além disso, para o crescimento e desenvolvimento a criança precisa ter acesso a uma alimentação saudável e equilibrada, ou seja, que contenha todos os nutrientes que o corpo necessita para funcionar adequadamente.

Essa questão vai muito além de apenas nutrir o corpo, há também uma carga importante da alimentação no bem-estar emocional e afetivo, uma vez que as refeições são ótimas oportunidades de reforçar laços afetivos entre a família, desenvolver habilidades e estimular a interação.


Por isso, saiba boas maneiras de incentivar uma alimentação saudável para os pequenos:

  • Introduza de alimentos adequados desde cedo. Proponha a família a inserir frutas, verduras e legumes, pois é uma boa forma das crianças conhecerem o sabor e desenvolverem o paladar.

  • Evite alimentos ultraprocessados. Instrua os familiares a evitar esses alimentos, inclusive aqueles que parecem inofensivos como os sucos de caixinhas e achocolatados, por exemplo.

  • Invista em variedade. Crianças mais velhas costumam ter maior resistência a provar ou diversificar as refeições. Assim, estimule a família a expor a criança às variedades alimentares, priorizando as frutas, verduras e cereais integrais desde pequena.

  • Dê o exemplo. Crianças seguem exemplos, então, uma alimentação balanceada deve ser parte da rotina alimentar. Estimule a família a consumir frutas e evitar refrigerantes, por exemplo, pois a criança tende a repetir esses comportamentos com maior facilidade.

É importante que você, profissional da saúde, mostre à família que uma alimentação balanceada não é uma dieta rígida, e sim um hábito de vida em prol da saúde!






Comments


bottom of page