Você sabia que a linguagem e o tratamento humanizado andam de mãos dadas? Saiba como ter uma comunicação adequada com o paciente portador de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
A linguagem é todo o mecanismo em que usamos para transmitir pensamentos, opiniões, informações, conceitos e sentimentos. Nessa perspectiva, a linguagem é vista como um processo de interação na sociedade e por isso estudá-la é tão importante, uma vez que irá nos possibilitar a construção de uma assistência em saúde efetiva, eficaz e humanizada.
Mas, você, profissional da saúde, por que estudar sobre a linguagem?
Na conversa de hoje, falaremos sobre como a linguagem humanizada pode se tornar o diferencial na assistência à saúde e formas de oferecer essa linguagem no tratamento.
Linguagem humanizada: o diferencial da assistência à saúde
O tratamento humanizado é um método de cuidado em que o profissional olha para o seu cliente com um olhar muito além do “cuidar da doença”, é um olhar para as necessidades da pessoa.
Quais fatores podem ser considerados para ocorrer uma linguagem humanizada?
- A forma como o tratamento será conduzido,
- A capacidade de ouvir e ser ouvido,
- O respeito quanto as singularidades de cada indivíduo,
- As percepções do indivíduo,
- Métodos em que o indivíduo fique o mais confortável possível dentro do tratamento.
Por que devo engajar na pauta da linguagem humanizada?
Humanizar o cuidado estabelece vínculos entre o profissional e o cliente. Assim, o indivíduo se sente mais confortável e confiante para engajar-se e dar continuidade ao tratamento. Por isso, é muito importante que os profissionais da área da saúde tenham essa visão do Tratamento Humanizado para poderem oferecer um cuidado em saúde de qualidade e que respeite a individualidade de cada pessoa.
Como oferecer atendimento humanizado através da linguagem?
A comunicação é muito mais que seleção de palavras, ela engloba: entonação, velocidade do discurso e vários aspectos de comunicação não verbal. Por isso devemos nos atentar a essas questões pois isso tem capacidade de aproximar ou afastar os indivíduos; incluir ou excluir as ideias; demonstrar respeito ou estigmatizar as dúvidas.
Assim, cuidar da linguagem é evitar momentos de desmotivação, desconfiança e medo, tendo em vista que pessoas com CCNT precisam saber que seu esforço contínuo vale a pena e são valorizados.
Comments