top of page

Rede para o Enfrentamento da Obesidade e Outras Doenças crônicas em Minas Gerais (RENOB-MG)

female-doctors-in-bathrobes-african-girl-stethoscope-on-doctor-s-neck-1024x683.jpg

Origem

Preocupados com os alarmantes números de obesidade no estado de Minas Gerais em 2018, 4 Instituições de Ensino Superior (Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Alfens, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Uberlândia) criaram o RENOB.

O projeto surgiu com o objetivo de  “Desenvolver ações de diagnóstico, formação, gestão, avaliação e monitoramento que propiciem a construção da rede de atenção nutricional para controle da obesidade em Minas Gerais”. Ao todo, 61 municípios foram contemplados pelo projeto ainda em 2018, através dos cursos ofertados para a formação de profissionais que atuam na saúde e gestão de saúde.

Em 2021, o RENOB passou a ser chamado de Rede para Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais, controlando doenças bem comuns na sociedade, como diabetes e hipertensão.

Educação em saúde e gestão de saúde

Cursos de saúde

As atividades de formação dos profissionais de saúde, buscam por meio de metodologias ativas e pela problematização da realidade do trabalho, incentivar a reflexão dos profissionais sobre suas práticas de saúde, para a busca de enfoques criativos para os problemas complexos, bem como para a construção de conhecimento de forma crítica e construtiva. As temáticas tratadas contemplam abordagens para a corresponsabilização no cuidado e instrumentalização para uma prática clínico nutricional, no âmbito do SUS, que considere a pessoa de forma integral e holística. 

As formações beneficiam Nutricionistas, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos e outros, atendendo profissionais do NASF-AB e equipes da Estratégia Saúde da Família.

O curso de formação semipresencial para os profissionais de saúde foi planejado em cinco encontros presenciais referentes aos módulos e um evento final para encerramento. Os profissionais tiveram como responsabilidade a elaboração de um projeto na linha de cuidado para atenção integral à saúde de indivíduos e grupos para prevenção e tratamento da obesidade, de acordo com pressupostos teóricos e práticos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Cursos de gestão em saúde

Para realizar a construção da rede, era notável a necessidade de capacitação para gestores,  desde secretários municipais até coordenadores da Atenção Básica (AB). Por isso, ainda em seu primeiro ano de atividade o projeto criou seu eixo de gestão e ofertou os primeiros cursos de gestão em saúde, que ocorriam em modalidade semipresencial.

Impactos da pandemia de Covid-19

Com a chegada da pandemia de Covid-19, foi necessária uma reestruturação para o formato 100% virtual, que é até hoje utilizado pelo projeto.

 

Além disso, a equipe do projeto continuamente revisa os materiais para manter o conteúdo do curso sempre atualizado, e assim, capacitar de maneira mais eficiente os egressos do curso.

Vamos Conversar

Obrigado pela mensagem!

Contato
bottom of page